terça-feira, 6 de setembro de 2011

Psicanálise, uma travessia necessária

Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho pra falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar
Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver
“Travessia”, Milton Nacimento

A psicanálise é uma teoria e uma técnica desenvolvida por Sigmund Freud que permite com a livre associação de idéias e principalmente através do ato da fala nas palavras que (co)movem o seu discurso, a investigação personalizada dos processos inconscientes.

A partir desta interpretação, a psicanálise torna consciente aquilo que outrora foi de domínio do inconsciente, do universo das neuroses, dos traumas, dos afetos negligenciados, repreendidos, reprimidos, recalcados e que pelas razões a serem descobertas no espaço analítico, limitaram seu percurso e suas pontencialidades de renovação enquanto sujeito.  

O homem é definido pelos conflitos que vão lhe constituindo e estará sempre desejando e ao mesmo tempo se defendendo do dos próprios desejos. Esta tese freudiana se opõe diretamente aos pensamentos anteriores, dos clássicos que diziam que este mesmo homem é um ser racional e senhor de suas próprias vontades. Ao contrário disso, Freud nos afirma Não somos senhores em nossa própria casa”.
        
Mas em contrapartida, é justamente pela promoção da descoberta dos conteúdos submersos do desejo e sobre a soberania de sua conscientização na constituição da sua personalidade que a psicanálise vai argüir.

A Psicanálise não vai colocar a questão do sujeito da verdade, mas a questão da verdade do sujeito. Ela vai perguntar pelo sujeito do desejo que o racionalismo recusou, ao entender o desejo como a perturbação da ordem.
Luiz Alfredo Garcia-Roza

Tudo que é humano traz a marca do inconsciente. A experiência da terapia psicanalítica promove o benefício do autoconhecimento na medida em que este sujeito em processo de análise se permita aprender a orquestrar e fazer bom uso do seu material psíquico, dando uma nova significação de si mesmo e, consequentemente, dos outros. De longe ou de perto.

O analista tenta interpretar os discursos essenciais que lhe apresentam seus pacientes: os sintomas e os fantasmas.
Julia Kristeva

 Fazer análise é, antes de tudo, um compromisso consigo mesmo. É praticamente impossível conhecer as razões pelas quais você se tornou o sujeito de hoje em algumas “visitas”. Há muita pressão por trás da primeira impressão e os motivos pelos quais se deve pensar em começar uma análise vão depender primordialmente da sua disponibilidade de tempo, de motivação intelectual, de recursos econômicos, e obviamente do nível de angústia existencial perante si e perante os outros que compõem seus laços familiares, profissionais, etc.

Por vezes, situações desconfortáveis serão trazidas à baila do discurso e para isso é necessário observar que cada um tem seu tempo para lidar, enfrentar, reencontrar ou mesmo conhecer pela primeira vez aquilo que carrega inscrito em seu inconsciente. Não há “cura mágica” em psicanálise, o que há verdadeiramente neste enfrentamento é a proposta de uma qualidade de vida pautada na constante manutenção de um sujeito cada vez mais humano.

O Psicanalista não é um amigo de aluguel, nem tão pouco oráculo. Sua função é acender a chama da subjetividade possibilitando, intermediando e estreitando laços com um outro que foi rejeitado em detrimento da individualidade moderna e dos sofrimentos decorrentes da Era contemporânea, onde tudo é veloz e não há tempo a perder quando na maioria das vezes, já se está perdido.

      O sofrimento psíquico manifesta-se atualmente sob a forma da depressão (...)
(o homem) busca desesperadamente vencer o vazio de seu desejo. Por isso, passa da psicanálise para a psicofarmacologia e da psicoterapia para a homeopatia, sem dar tempo de refletir sobre a origem da sua infelicidade. Aliás, ele já não tem tempo para nada (...)
     Quanto mais a sociedade apregoa a emancipação, sublinhando a igualdade de todos perante a lei, mais ela acentua as diferenças

Elisabeth Roudinesco
           
Diante do que foi exposto nesta comunicação que representa uma parte significativa do contexto psicanalítico, procuramos motivá-lo a olhar dentro de si e nesse “fazer-se luz” iluminar as mais profundas fendas do maravilhoso abismo inconsciente - que cada um possui – Colocamo-nos sob escuta para maiores esclarecimentos e possivelmente em atendimento, caso seja esta a sua necessidade, a sua viagem, a sua travessia.

O significado do sucesso é muito relativo e depende das expectativas de cada um.

David Zimerman


PSICANÁLISE

Lorscheider Peixoto
CBO nº 2515-50

telefone: (88) 9929.9911
e-mail: lorpsi@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Gostei do blog dr. Vai ajudar esclarecer dúvidas de muitos. A escrita clara, objetiva. Bom para os leitores. Podemos enviar dúvidas tb? sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeito a falar, adoro psicanálise, e estudos recentes nessa área fizeram meu amor crescer ainda mais. A psicanálise é uma indagação teórica e pratica do psiquismo que investiga a mente e seu funcionamento, esta é de extrema importância para compreensão íntegra da cultura humana, logo faz-se necessário o estudo desse campo que é de extrema importância para parecer um entendimento do nosso profundo “eu". Adorei o blog, adorei trabalhar com a Psicanalise, e esse blog ajudará bastante em estudos futuros. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir